10 de agosto: show, palestra e lançamento de livro | Fundação Casa de Jorge Amado

Notícias

10 de agosto: show, palestra e lançamento de livro

No dia 10 de agosto, data do nascimento do autor, a Fundação Casa de Jorge Amado contará com uma programação especial. Às 15h, nas escadarias da instituição, os músicos paulistanos Juçara Marçal e Kiko Dinucci interpretarão canções inspiradas na obra de Jorge, numa apresentação preparada especialmente para a ocasião. O evento é uma parceria entre a Companhia das Letras – editora que publica, desde 2008, os livros do escritor no Brasil – e a FCJA.

No show, serão apresentadas canções com letra de Jorge Amado, além de músicas que fizeram parte da trilha de filmes e novelas baseadas na obra do autor.  Entre elas, É Doce Morrer no Mar, composta por Jorge Amado e Dorival Caymmi, Cantiga de cego, interpretada por Caymmi e tema da novela Terras do Sem Fim (1966 / TV Tupi); e Alegre Menina, poema musicado por Dori Caymmi.

A dupla também interpretará Caravana, melodia de Geraldo Azevedo com letra de Alceu Valença, que marcou a trilha da primeira versão televisiva de Gabriela. O romance Jubiabá será homenageado com a canção homônima composta por Gerônimo, músico baiano que fez sucesso nacional com a música É D’Oxum, trilha da novela Tenda dos Milagres também inspirada em obra de Amado. Estará ainda no repertório uma composição que importa um olhar da África para a Bahia de Jorge Amado, Poema da Farra, do angolano Ruy Mingas, sobre Antônio Balduíno, um dos primeiros heróis negros da literatura brasileira. Em diálogo com as músicas ligadas diretamente ao escritor, composições e parcerias de Kiko Dinucci completam o setlist.

Ainda no dia 10 de agosto, após a apresentação musical, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), em coedição com a Casa de Palavras, da Fundação Casa de Jorge Amado, realizarão o lançamento do livro Jorge Amado e a sétima arte, de Bohumila S. de Araújo, Maria do Rosário Caetano e Myriam Fraga (Org.), às 18h.

Um híbrido entre trabalho acadêmico e livro de depoimentos, Jorge Amado e a sétima arte contém diversos relatos sobre a relação do escritor baiano com o cinema. Conta com declarações e entrevistas com autores, cineastas, atores, roteiristas e diretores, além de bibliografia e filmografia completas, reunindo um rico material sobre Amado. José Calasans Neto, Guido Araujo, Walter da Silveira, Sonia Braga, Maria do Rosário Caetano e João Carlos Sampaio são alguns dos nomes que contribuíram com textos, ensaios, depoimentos e entrevistas. Antes do lançamento, haverá também uma palestra de Guido Araújo sobre o cinema e a obra do escritor baiano.

MAIORES INFORMAÇÕES

Kiko Dinucci é cantor e compositor e gravou em 2007 o álbum “Padê” em parceria com a cantora Juçara Marçal. Com o Bando Afromacarrônico, em 2008, “Pastiche Nagô”, lançado no Brasil pelo selo Desmonta e nos EUA pelo selo One Cell Records. E em 2009 o disco do Duo Moviola – parceria com o compositor Douglas Germano – “O Retrato do Artista Quando Pede”. É diretor e realizador do video documentário “Dança das Cabaças – Exu no Brasil”, no qual fez uma investigação poética sobre a divindade africana Exu no imaginário brasileiro. Lançou em 2010 o album “Na Boca dos Outros”, com participação de intérpretes como Suzana Salles, Fabiana Cozza, Mauricio Pereira e Marcelo Pretto. Em 2011, lançou os projetos Metá Metá, com Juçara Marçal e Thiago França, considerado um dos melhores do ano pela crítica e, ao lado dos compositores Rômulo Fróes, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral, “Passo Torto”, que recebeu o 23º  Prêmio da Música Popular Brasileira, na categoria melhor grupo de MPB.

Juçara Marçal é cantora integrante do grupo A BARCA (www.barca.com.br) desde sua formação, em 1998. Com A BARCA lançou os álbuns: “Turista Aprendiz” em 2000 e “Baião de princesas” em 2002. Entre 2004 e 2005, o grupo viajou por nove estados brasileiros registrando mais de 30 mestres de cultura tradicional e comunidades. Do material captado surgiram a caixa “Trilha, toada e trupé”, composta por três discos e um DVD, lançada em 2006; e a “Coleção Turista Aprendiz”, com 7 álbuns e DVD com 7 curtas. A cantora também integra o grupo VÉSPER, que trabalha com a linguagem vocal a capela. Com o grupo lançou os álbuns “Flor D’Elis”, em 98, “NoelAdoniran-180 Anos de Samba”, em 2002, e “Ser Tão Paulista”, em 2004. Em 2012, o grupo lança o novo album “Vésper na lida”, uma pesquisa sobre o tema do trabalho no cancioneiro brasileiro. Como cantora solista (www.myspace/jucaramarcal) lançou em 2007 o disco “Padê”, em parceria com o compositor Kiko Dinucci. Em 2011, lançou com Kiko Dinucci e Thiago França, o projeto Metá Metá, considerado pela crítica um dos melhores álbuns do ano.

O livro Jorge Amado e a sétima arte tem formato 16 x 23 cm, 216 páginas e ISBN: 978-85-232-0976-6. O preço especial de lançamentoserá de R$ 30,00.

SHOW DE KIKO DINUCCI E JUÇARA MARÇAL

Sexta-feira, 10 de agosto, às 15h
Fundação Casa de Jorge Amado
Largo do Pelourinho – Salvador
Telefone: 3321-0070 / 3321-0122
Evento gratuito

PALESTRA DE GUIDO ARAUJO

Sexta-feira, 10 de agosto, às 17h
Fundação Casa de Jorge Amado
Largo do Pelourinho – Salvador
Telefone: 3321-0070 / 3321-0122
Evento gratuito

Outras Notícias

  • 22/02/2017

    FUNCIONAMENTO DA FUNDAÇÃO NO PERÍODO DO CARNAVAL

    A Fundação Casa de Jorge Amado informa que, entre os dias 23/02 e 01/03, suspenderá suas atividades em função da montagem de palco e da realização do carnaval em pleno Largo do Pelourinho. CARNAVAL DA BAHIA O carnaval da Bahia … Leia Mais

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    *

  • 27/07/2016

    Acervo Zélia Gattai

    Como parte das comemorações pelo centenário da escritora Zélia Gattai, graças ao patrocínio do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional de Cultura, a Fundação Casa de Jorge Amado lançará no dia 29 de julho o renovado www.zeliagattai.org.br. Reservado … Leia Mais

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    *

  • 26/07/2016

    Lançamento do livro Pituco

    A Fundação Casa de Jorge Amado convida para o lançamento do livro Pituco de Paloma Jorge Amado. Local: Livraria Saraiva – Shopping da Bahia Data: 29 de julho de 2016 Horário: 18hs

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    *

  • 05/07/2016

    O AMOR DE ZÉLIA E JORGE

    Apresentações do pocket show “O Amor de Zélia e Jorge” com Luciana Borghi, direção e texto de Renato Santos. Sempre às 16:00 horas, todas as quartas do mês de julho, inteiramente de graça no Café Teatro Zélia Gattai/ Fundação Casa … Leia Mais

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    *

  • 30/06/2016

    A Fundação Casa de Jorge Amado convida para o pré-lançamento do livro Pituco

    “Há muitos anos reuni, com a ajuda de Bete Capinan, as fotos de Pituco, nosso pássaro sofrê. Mamãe o fotografou por 19 anos, tempo que viveu conosco entre o Rio de Janeiro e Salvador. Pensei primeiro uma história infantil, depois … Leia Mais

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    *



Fale Conosco

Carregando

Patrocinadores e Apoiadores

  • Fomento à Cultura - Fundo de Cultura Secretaria de Cultura - governo da Bahia Ministério da Cultura
Valor da Entrada
R$ 5,00 (menores de 5 anos não pagam)
Quarta a entrada é gratuita para todos.
Largo do Pelourinho | Salvador - Bahia
TEL (55 71) 3321 0070
Funcionamento
Segunda a Sexta: 10h às 18h
Sábado: 10h às 16h
Cuidado com ❤ pela Potelo.com.br