O Guardião

Quem guarda os caminhos da cidade do Salvador da Bahia é Exu, orixá dos mais importantes na liturgia dos candomblés, orixá do movimento, por muitos confundido com o diabo no sincretismo com a religião católica, pois ele é malicioso e arreliento, não sabe estar quieto, gosta de confusão e de aperreio. Postado nas encruzilhadas de todos os caminhos, escondido na meia-luz da aurora ou do crepúsculo, na barra da manhã, nocair da tarde, no escuro da noite, Exu guarda sua cidade bem–amada. Ai de quem aqui desembarcar com malévolas intenções, com o coração de ódio ou de inveja, ou para aqui se dirigir tangido pela violência ou pelo azedume: o povo dessa cidade é doce e cordial e Exu tranca seus caminhos ao falso e ao perverso.

 […] Exu come tudo que a boca come, bebe cachaça, é um cavaleiro andante e um menino reinador. Gosta de balbúrdia, senhor dos caminhos, mensageiro dos deuses, correio dos orixás, um capeta. Por tudo isso sincretizaram-no com o diabo; em verdade ele é apenas o orixá em movimento, amigo de um bafafá,de uma confusão mas, no fundo, excelente pessoa. De certa maneira é o Não onde só existe o Sim; o Contra em meio do a Favor; o intrépido e o invencível. Toda festa de terreiro começa com o padê de Exu, para que ele não venha causar perturbação.

Sua roupa é bela: azul, vermelha e branca e todas as segundas-feiras lhe pertencem.*

 * AMADO, Jorge. Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.16 e p.185-186.

Exu foi escolhido como guardião da Casa de Jorge Amado a pedido do escritor. Mesmo antes que a casa fosse inaugurada, Jorge fez questão de que se colocasse uma estátua do orixá na entrada. No seu livro de memórias, relembra a decisão:

(…) coloquei a Fundação sob a proteção, os cuidados de Exu, entregue ao seu desvelo. Sob a grande placa das três raças que se misturaram, os índios, os negros e os brancos, arte de Carybé, erguido diante da Casa, Exu preside o destino da Fundação, ali foi plantado o fundamento na noite de inauguração.
(AMADO, 2006, p.289-292[1])

Em “Casa de Palavras”, Myriam Fraga, diretora executiva da Fundação desde a sua criação, conta como se deu o assentamento do Exu:

Jorge Amado insistia:

 – Precisas mandar assentar o Exu, imediatamente.

Pouco afeita às coisas de santo, eu não entendia a preocupação, quando tantas outras providências me pareciam mais urgentes.

Havia um montão de coisas a fazer:  registro de Ata da Constituição em Cartório, credenciamento da Fundação para benefícios da Lei Sarney de incentivo à cultura, problemas funcionais que precisavam ser resolvidos e decisões administrativas que deveriam ser tomadas. E, mais urgente que tudo, a transferência dos inquilinos que ocupavam o andar térreo, para que pudéssemos proceder ao término das obras.

O assentamento do Exu porém era o mais importante para Jorge:

– Manda assentar o Exu. Ele dará segurança à Casa. O povo respeita o Exu e ninguém ousará fazer mal contra a Fundação. Fala logo com Carybé e combina com Stela.

O Exu em questão era uma escultura de ferro, de autoria de Tati Moreno, presenteada por James Amado, que até hoje encontra-se em frente ao sobradão azul, presidindo os atos da Casa, sobranceiramente plantado no alto e na encruzilhada da Ladeira do Pelourinho.

A professora Jacyra Oswald, encarregada pela Universidade [Federal da Bahia] do projeto de exposição permanente do acervo, que tanto me ajudou nos primeiros passos daquele labirinto de escadas, janelas, informações, plantas, projetos, concordava inteiramente:

– Ele tem razão. Vamos logo assentar o Exu.

Carybé, instituidor e conselheiro da Fundação, Ogã do Axé do Opô Afonjá, conhecedor dos mistérios e dos fundamentos das Casas-de-Santo, encarregou-se de combinar com Stela de Oxossi, Yalorixá das mais sérias e respeitadas, de cujo terreiro Jorge Amado é Obá, o dia e a hora mais propícia para o assentamento que tinha que ser conduzido sem alarde nem badalação, o mais discretamente possível.
(FRAGA, 1997, p. 39[2]) 

Exu é conhecido como o orixá da comunicação. É sempre o primeiro a receber oferendas, já que se acredita que seja o responsável pela ligação entre mundo material e mundo espiritual. Alegre, brincalhão e generoso, é, também, ciumento – pode trancar os caminhos, provocar discussões e criar armadilhas aos que estão em falta com ele. É comum que se assente o Exu na entrada das casas de candomblé como guardiões.

 Exu come tudo que a boca come, bebe cachaça, é um cavalheiro andante e um menino reinador. Gosta de balbúrdia, senhor dos caminhos, mensageiro dos deuses, correio dos orixás, um capeta. Por tudo isso sincretizaram-no com o diabo; em verdade ele é apenas o orixá em movimento, amigo de um bafafá, de uma confusão mas, no fundo, excelente pessoa. De certa maneira é o Não onde só existe o Sim; o Contra em meio do a Favor; o intrépido e o invencível. Toda festa de terreiro começa com o padê de Exu, para que ele não venha causar perturbação. Sua roupa é bela: azul, vermelha e branca e todas as segundas-feiras lhe pertencem. Há várias qualidades de Exu: Exu Tiriri, Exu Akessan, Exu Yangui, muitos outros. Exu leva o ogó, sua insígnia, e gosta de sentir o sangue dos bodes e dos galos correndo em seu peji, em sacrifício. Com essa história de confundirem Exu com o Cão, os filhos e filhas do menino reinador por vezes escondem o dono de sua cabeça: “Sou de Ogum”, dizem, vai-se ver e são de Exu. É o que sucede, por exemplo, com o gravador Emanuel de Araújo, Exu mais reinador (AMADO, 2002, p. 185-186[3]).

 

[1] AMADO, Jorge. Navegação de Cabotagem: apontamentos para um livro de memórias que jamais escreverei. Rio de Janeiro: Record, 2006.
[2] FRAGA, Myriam. Uma casa de palavras: a construção da memória – 10 anos. Salvador: Editora Casa de Palavras, 1997.
[3] AMADO, Jorge. Bahia de todos os santos: guia de ruas e mistérios; ilustrações de Carlos Bastos. Rio de Janeiro: Record, 2002.